logo

Ortodontia: especialidade vai muito além da saúde bucal
Sex, 21 de Dezembro de 2012 20:25
Desenvolvimento do rosto infantil, distúrbios do sono, zumbidos, emagrecimento, aparência facial - entre outras questões multidisciplinares - estão, também, ligadas à ortodontia.

Alguma vez você já parou para perceber quantas vezes sua boca mastiga os alimentos durante uma refeição? Já parou para pensar que o ronco pode ser prejudicial a sua saúde? Ou então já ouviu falar que a boca influencia na jovialidade da face? Se a resposta for não a qualquer uma dessas questões, é hora de prestar mais atenção ao seu rosto e fazer uma visitinha ao ortodontista.

Segundo Gerson Köhler, ortodontista, ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, o rosto é a área do corpo mais apta a sofrer deformidades, em especial quando suas funções são realizadas de maneira incorreta.   “Além da genética e da hereditariedade, a mastigação, deglutição, respiração e outras funções podem alterar o crescimento da face e intensificar a velocidade do envelhecimento facial. As consequências são estéticas, funcionais e podem comprometer outros órgãos e sistemas do organismo”, explica.

O envelhecimento da face também pode ocorrer devido à flacidez da pele, à diminuição da projeção do queixo, a alterações noformato dos ossos faciais e anomalias dentofaciais. “Questões ósseas, musculares e alterações na posição dos dentes, caracterizadas como anomalias dentofaciais, devem fazer parte de uma reabilitação bucal, com os modernos e avançados tratamentos ortodônticos em adultos, que busque um sorriso bonito e um rosto mais jovem e harmonioso”, evidencia.

Respiração inadequada compromete sono

Respirar pela boca, por exemplo, pode causar grandes prejuízos à face, ao sono e contribuir para o surgimento e o avanço de doenças graves. O ronco é - além do incômodo para quem está próximo - um dos sinais de que o ar não está sendo filtrado e umidificado pelo nariz, procedimentos necessários para uma respiração saudável. “Doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia obstrutiva do sono e outras alterações fisiológicas podem afetar o organismo  a partir de uma respiração feita inadequadamente pela boca”, esclarece o profissional, também especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Entre as técnicas utilizadas para minimizar o problema estão o uso do CPAP, uma espécie de máscara que injeta ar pressurizado durante o sono do paciente, a indicação de aparelhos intra-bucais durante a noite e treinamentos (exercícios terapêuticos)  para reposicionamento da língua. “Estes procedimentos auxiliam a minimizar a respiração bucal e os distúrbios do sono causados pela respiração incorreta, aumentando a qualidade de vida do paciente”, ressalta.

Controle de peso começa na mastigação

Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial que também faz parte da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, lembra a importância da mastigação para o emagrecimento e a manutenção do peso. “A mastigação tem papel fundamental na saciedade e na digestão. Os alimentos tem que ser bem triturados para que cheguem ao estômago e possam ser digeridos mais facilmente pelos ácidos presentes no órgão”, aponta.

Além disso, é por meio da mastigação que o cérebro é avisado que o estômago está satisfeito. Quanto mais devagar os alimentos forem mastigados, menor será a quantidade de comida necessária para satisfazer o organismo. “O cérebro leva pelo menos 20 minutos para receber o alerta de saciedade. Ao comer rápido, o indivíduo come mais do que deveria e a energia em excesso é depositada em forma de gordura, implicando em sobrepeso e até obesidade”, alerta.

A mastigação é tão importante que foi criado um dispositivo bariátrico intrabucal com o objetivo de auxiliar os indivíduos a mastigar mais e comer menos. “É um aparelho utilizado na boca durante as refeições. Ele não é visível e o seu uso resulta em perda de peso, já que a mastigação fica mais eficiente e o organismo não sente necessidade de se alimentar além do necessário. O dispositivo é de uso clínico e deve ser indicado somente após a avaliação, também, de um especialista em nutrologia”, destaca.

 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla Templates, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.