logo

A origem do ronco infantil
Qui, 29 de Outubro de 2009 19:15

Dr. Gerson Köhler

O ronco é um sintoma bastante comum em adultos, mas o que chama a atenção muitas vezes, é o fato de que crianças também podem apresentar esse problema enquanto dormem. E, da mesma forma que nas pessoas mais velhas, isso é um sinal importante de que há algo muito errado acontecendo.

As crianças roncam por causas diferentes dos adultos. Nelas, normalmente estão presentes questões como: obstrução do nariz (seja por alteração da anatomia interna ou por presença de rinite), presença de adenóide (uma massa esponjosa) ao fundo das narinas e/ou por presença de amídalas palatinas (tonsilas) aumentadas na região da orofaringe (garganta). Estas questões geram respiração feita pela boca, que predispõem a criança a roncar e também a fazer apneias.

A criança que se encontra nesta situação, invariavelmente, tem uma noite de sono ruim. Pesquisas mostram que dormir mal pode afetar o comportamento diurno infantil. Uma universidade americana publicou um estudo feito com pais de 866 crianças. Os especialistas encontraram uma forte relação entre a presença do ronco e os casos de falta de atenção e hiperatividade, principalmente no grupo de meninos com menos de oito anos.

Observa-se que a conseqüência negativa sobre a qualidade de vida dos pequenos pode ser imediata, mas o futuro também será complicado. Já é confirmado que as crianças roncadoras que não recebem o tratamento adequado acabam se tornando adultos com síndrome da apneia obstrutiva do sono.

As principais causas estão na má formação da região do nariz e da boca, mas o ronco e a apneia também estão relacionados a quadros de obesidade, hipotireoidismo e falta de tônus muscular. A Ortopedia Facial terá atuação em casos em que ocorre a respiração bucal associada a anomalias dentofaciais (alterações dos ossos que contém os dentes), devido ao nariz não permitir a entrada correta de ar. Existem tratamentos - normalmente interdisciplinares, envolvendo o ortopedista facial/ortodontista pediátrico, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo - que podem corrigir o desenvolvimento da face da criança, fazendo com tudo se normalize e que a respiração volte a ser feita pelo nariz.

O papel dos pais é muito importante em tudo isso. Eles devem sempre prestar atenção se o sono e o dia dos filhos está com qualidade, sem parecer apresentar problemas. Caso notem algo errado, devem procurar por especialistas nesta área – o ortodontista/ortopedista facial também faz parte. Eles definirão a gravidade da questão e as terapias indicadas para cada caso.

 

 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla Templates, ecommerce hosting. Valid XHTML and CSS.